quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Amor Verdadeiro



Apaixonar-se pode acontecer quando duas pessoas despertam alguma forma de encantamento uma na outra. A vida ganha um novo colorido e há mais disposição para realizar as tarefas diárias, porque a vida transborda, vibra diferente.

O fato é que ao nos apaixonarmos, iniciamos algo que pode ser apenas “um melodioso e atraente canto de sereia”, ilusório e passageiro.

O tempo é o único capaz de revelar o que realmente existe. Quando as impressões e sensações do começo do romance são equivocadas, a convivência esvazia a relação. No entanto, se existem afinidades naturais, além de atração sexual e objetivos em comum, há de se ter a fonte de água e de sol necessária para que, no terreno fértil, se desenvolva o seu fruto: o verdadeiro amor, sentimento maravilhoso que nos faz sentir que na presença do outro somos algo a mais e muito especial. E assim o amor nos celebra com sorrisos, certezas, harmonia, alegrias e fartura. Desconhece lágrimas, incertezas, conflitos e escassez. É simples e flui fácil. É leve e tem asas próprias. Quer voar junto para o mesmo ninho e ali viver com a sensação de que nada falta e não falta mesmo...

A maioria das pessoas não vive um grande amor só “por sorte” ou “por acaso”. Vivem porque essencialmente estão prontas para vivê-lo, e assim o vivem por merecimento. Merecimento que requer generosidade, desprendimento e, principalmente, maturidade emocional. Para amar é preciso querer proporcionar e receber. É preciso mergulhar sem medo e ser capaz de compreender o outro com sinceridade, franqueza. É preciso que haja cumplicidade, confiança e respeito. É preciso desejar ter uma vida compartilhada e ser capaz de olhar para o outro, sem idealizar uma relação pronta. Amor requer uma construção a dois, sempre com a disposição para se reinventar no que for possível e aceitar os próprios limites e os do outro. O amor não rouba a individualidade, ele soma e oferece parceria.

Não se pode ser econômico para amar, porque o amor é farto. É farto em sorrisos, em conversas, em aconchego.

Quem ama de verdade não há de ser perfeito, mas necessita ser generoso em fazer o outro germinar e se permitir germinar. Germinar para a vida e crescer por si mesmo e de mãos dadas, porque o amor revela o que há de melhor em cada um, sempre com muito carinho...

(Cris Lopes)