sábado, 15 de fevereiro de 2014

Macaquinhos- de imitação?

Macaquinhos- de imitação?
Penso que o exercício de nossa cidadania é tão falho quanto o desempenho do Estado e que entre esses dois extremos, que não são efetivos, surgem distorções que nos distanciam cada vez mais do sentido de humanidade e justiça. Então, surgem situações, a cada momento, que nos fazem pensar: como assim? Como isso é possível? Presidente pode gastar o que quiser numa diária de hotel? Mas o dinheiro é nosso! Ficha limpa é importante para político só antes de eleito? Depois vai depender dos conchavos! Político é ladrão conforme o partido? Quem não sabe onde encontrar o Maluf, me diga. Doente mental em crise pode ser amarrado no tronco? Numa política surreal que luta por acabar com as internações psiquiátricas é bem complicado encontrar solução imediata para surto psicótico agressivo. Mendigo pode ser queimado vivo? Poder não pode, mas a punição aos culpados quase sempre é capenga. Jogador de futebol negro pode ser humilhado durante uma partida inteira de futebol sendo comparado a macaco, sem, no mínimo, o jogo ser interrompido? Essa é fresquinha! O fato é que nem juiz, nem técnico, nem administrador de estádio, nem FIFA, nem o próprio jogador, nem os colegas do time, nem o time adversário NINGUÉM FEZ ABSOLUTAMENTE NADA! Têm que desclassificar o time? Acho que essa é mais uma inversão de valores- a punição equivocada. Os torcedores é que agiram errado! Na hora tinha que parar o jogo- se não tem condição para existir uma partida, ela precisa ser suspensa! Não seria suspensa numa tempestade de granizos? Racismo é crime! Constranger uma pessoa por ela ser negra é crime! Crime constitucional! Precisa é ter investigação policial- procurar nas filmagens, identificar quem ficou imitando macaquinho e mandar prender. Passar pela vergonha de ser fixado numa delegacia, pagar multa para não dormir no xilindró, etc... Leis existem para garantir direitos iguais a todos. Leis existem para punir quem não sabe usar seu direito de liberdade com responsabilidade. Leis existem?
E qual é a solução para tantos disparates e crimes?

Acho que para qualquer solução ser alcançada é preciso mudar paradigmas, começando pela educação. Necessitamos de uma educação mais adequada a estimular a curiosidade, o interesse e a inteligência; enfim capaz de estimular o ser de uma forma integral. No entanto, assistimos o contrário- as crianças entram na escola super curiosas, algo inerente a própria natureza infantil e no final de 2, 3 anos de ensino já acham que estudar é chato ou cansativo.
O ensino no Brasil valoriza avalanches de matérias como se isso fosse garantia de cultura, de inteligência ou de competência. Sensibilidade, percepção e criatividade não são focadas. O objetivo maior é passar no vestibular e garantir o acesso a uma boa universidade. Os valores éticos estão sendo lançados para o fundo do baú. As pessoas estão preocupadas em adquirir, em ter, em detrimento do ser.
Que tipo de cidadão está sendo formado com essa mentalidade? O que é uma pessoa "bem sucedida"? O que é uma pessoa "bem preparada"? Quais são os valores que constroem a sociedade atualmente?
Sabemos que o conceito de Liberdade implica em outro que é o de Responsabilidade. As pessoas exercitam liberdade com responsabilidade? Num país, no qual as pessoas são educadas para serem massificadas por um sistema que não valoriza seus potenciais naturais, há terreno propício para o desenvolvimento de um Estado democrático de fato?
Não somos educados para sermos questionadores ou para lutarmos pelos nossos direitos. Não somos educados para sermos inovadores ou para promovermos diferenças... Nem pelas escolas nem pelas famílias... A maioria dos pais só fortalece a cobrança das escolas. Desejam que seus filhos estudem em colégios “fortes” e que se enquadrem “no que é”! Comparam a “quantidade de matéria” entre os colégios – quanto mais, melhor! No ensino público não é diferente- o ideal para os pais é que a escola se aproxime ao máximo “do que é oferecido” por uma escola particular “de nome”!
Enfim, somos ensinados a não gostar de pensar! E quem pensa diferente é discriminado! E quem gosta do que não é ensinado na escola é pressionado a colocar sua curiosidade, no mínimo, em segundo plano. A criança não é estimulada a desenvolver suas próprias habilidades e, assim, descobrir seus verdadeiros interesses. Quanto mais o ensino avança, mais complicado fica pensar, porque para pensar é preciso tempo, e tempo é o que não sobra com tanto conteúdo informativo, não formativo.
Carl Rogers, uma figura tão importante e tão respeitada quanto Sigmund Freud, apontava há dezenas de anos atrás para a necessidade de mudar o aprendizado e escreveu muitos livros voltados à pedagogia, abordando o assunto...
Entretanto, mesmo que os paradigmas escolares sejam alterados, essa mudança contribuirá para o futuro, porém precisamos encontrar soluções para o presente. Então, me pergunto se a solução é fomentar atitudes mais radicais ou fingir que nada está acontecendo ou transferir responsabilidades? Não vejo outra solução que não seja pela organização em grupo, o que fortalece e dá voz ao direito de todos. Se as pessoas de cada bairro se organizassem, se as reuniões das associações fossem contínuas e criassem espaço para discussão dos problemas de cada bairro, será que não surgiriam planos de ação eficiente?
É preciso despertar para o fato de que a maior munição que dispomos é a inteligência e o melhor armamento é a organização em grupo! Falamos muito em Estado Democrático, mas diante de tantos problemas básicos em relação ao exercício de uma cidadania eficiente, diante de tantos mecanismos de corrupção e impunidade, não é a democracia, DE FATO, um embrião que continua precisando de uma barriga adequada à sua gestação? No sense?

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