quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quem Somos?

Somos o que nossos pensamentos fazem de nós, portanto é preciso cuidar bem do que pensamos.
As palavras e atitudes são reflexos, mas os pensamentos são energias poderosas, capazes de influenciar a intimidade de todo o nosso organismo: células, tecidos, órgãos... Pensamentos ganham vida e conseguem romper a barreira de espaços e viajar muito mais rápido, muito além do que suas fontes geradoras.
Corpo e mente são inseparáveis!

A postura corporal demonstra e comprova essa ideia. Tanto pode ser influenciada pelos nossos pensamentos quanto pode alterar nossas emoções: se há alegria, a região peitoral apresenta-se aberta, receptiva à vida; se há tristeza ou desânimo, a cabeça e os ombros tendem a abaixar e a caixa torácica a se fechar; a desconfiança e o medo fazem os braços serem cruzados na frente do corpo; a ansiedade faz com que os olhos pisquem com mais frequência e que os movimentos dos membros se intensifiquem... Por outro lado, nesses exemplos citados, as emoções podem, pelo caminho inverso, serem influenciadas pelo corpo. Uma pessoa triste, que levanta a cabeça, respira plenamente, abrindo a caixa torácica, com certeza vai aliviar sua tristeza! Além de sinais visíveis, perceptíveis ao olhar de quem observa, existem outros sinais ocultos, sentidos somente pelos indivíduos- são as sensações. Quem nunca sentiu uma palpitação de amor ou um aperto no peito por mágoa ou uma azia por nervosismo?
Podemos dizer que a saúde é um estado de harmonia de vibrações! Não dá para controlar as sensações e não é nada fácil cuidar bem de nossos pensamentos e emoções. Entretanto, a consciência é a ferramenta que dispomos e que oferece contornos, cada vez mais definidos com o amadurecimento, que o esforço de exercitá-la vale pelos seus benefícios!

(autora: Cris Lopes)
(nota: Não encontrei a confirmação do impressionista criador dessa tela- Cezanne?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário