segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Falta de Tempo


(Tela de Salvador Dalí: A Persistência da Memória)

A estrutura familiar sofreu grandes mudanças nas últimas décadas no Brasil, principalmente pela crescente participação feminina no mercado de trabalho. Além do fato de serem responsáveis, em grande percentagem, pelo sustento familiar sozinhas, as mulheres que mantêm uma relação estável quase sempre dividem o orçamento com o companheiro. Assim, frequentemente, sentem a falta de tempo como fator de ansiedade e angústia.
Apesar dos homens estarem cada vez mais conscientes de seus verdadeiros papéis na educação dos filhos, a mulher culturalmente e emocionalmente ainda se cobra ou é cobrada a mais.
Os filhos sempre precisam de atenção e carinho. Então como fazer? Como se desdobrar em duas? Em três?
É preciso avaliar cada caso individualmente com bom senso. As melhores soluções são aquelas que consideram os diferentes aspectos de uma situação. É possível reduzir a jornada (horas) de trabalho? Os filhos estão mostrando algum distúrbio significativo de comportamento ou afetividade?
É importante lembrar que as responsabilidades podem e devem ser compartilhadas pelo casal.
Família é time que joga do mesmo lado, então criar uma rotina para distribuir e realizar as tarefas, dialogando e tentando determinar a participação de cada um pode ajudar muito. Já pensou se um time entra em campo sem treinar e sem saber a função de cada jogador?
Se há auxílio mútuo, com certeza o resultado do jogo será melhor. O que acontece na partida se só um jogador se esforça? Assim, nas tarefas domésticas, se todos ajudam, sobrará mais tempo para que a família possa estar reunida numa atividade gratificante para todos.
Em relação aos filhos devem ser encorajadas as tarefas compatíveis com a faixa etária. Cultivar o excelente hábito da cooperação desde cedo é excelente exercício. Crianças que já aprenderam a andar podem ser ensinadas a “jogar” seus brinquedos numa grande caixa. É importante que os pais se orientem sempre por fatores facilitadores. Nesse exemplo devem ser evitados receptáculos pesados, com tampas que podem causar algum machucado na criança. Um grande baú de vime sem tampa é uma ótima opção para crianças pré-escolares e com uma dose de criatividade e um pouco de tinta, pode ainda ser uma peça decorativa interessante. Isso se aplica ao que foi abordado anteriormente. É melhor organizar considerando mecanismos facilitadores como aproveitar trajetos e horários, dia para pagamentos e compras, mobiliário prático e fácil de limpar, etc. Se há, por exemplo, um lugar para guardar a roupa suja é muito mais fácil para quem for lavar do que “sair catando” pela casa onde cada um resolveu deixar a sua... Pequenos detalhes economizam tempo... E aqui tempo é fundamental.
Mas tempo é fundamental para quem? É fundamental para o que?
Tempo é fundamental para todos. É preciso que criemos a oportunidade de termos um momento dedicado a nós mesmos. Fazer uma atividade física, se envolver em algo que nos dê prazer, enfim cuidar de si mesmo é tão importante quanto cuidar do outro. Se ame para poder amar e receber amor.
É muito bom expressar nossa afetividade, alimentando as nossas relações familiares com carinho. Crie dentro de sua casa uma ambiência de laços amigos e de harmonia. Abraçar com calma, deixando que a energia flua numa troca maravilhosa é sempre uma atitude que aproxima as pessoas. Compartilhar sonhos, desejos e aflições é o que nos situa na convivência e cultiva a confiança mútua.
Tente disponibilizar mais tempo para você e sua família, mas lembre-se que a qualidade do que você faz com o seu tempo é o fator mais importante para cultivar a sua própria saúde e a saúde de sua família. Então, avalie questões essenciais tais como atividade física, alimentação e lazer. Medite durante alguns minutos como você está vivenciando o significado de
DISCIPLINA,
ORGANIZAÇÃO,
COOPERAÇÃO,
PRATICIDADE,
AMOR,
AMIZADE,
BEM ESTAR
e acredite que você e sua família podem ganhar muito tempo com isso!

(Autora: Cris Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário