terça-feira, 28 de julho de 2009

Tsunami


Gabriel respira ofegante, sentado à beira da cama. Seus olhos miúdos, fixados na janela, parecem cegos. Os cabelos negros em desalinho, a barba por fazer, a camisa amassada em reviravoltas do dia, a pele úmida e fria revelam angústia.
As cortinas entreabertas deixam o céu invadir, de relâmpagos, o quarto. Os repentinos efeitos luminosos e sonoros anunciam a chuva. Gabriel não reage. Não há sobressaltos. Veleja num mar revolto e tempestuoso de emoções. Ameaçado, perdido, tenta descobrir uma maneira para sobreviver. Contudo, lentamente, suas forças dissipam-se. Sabe que o Tsunami está próximo. Havia sido avisado, inúmeras vezes que, um dia, chegaria, entretanto preferiu o egoísmo de viver, isolado, no seu mundo, na sua ilha. A culpa o castiga. Reconhece sua irresponsabilidade e displicência. E agora? Não escaparia! Sabe que sua morte está próxima. Sente-se aterrorizado.
No quarto de vestir, ao lado, uma mulher escolhe sua melhor roupa. As outras saltam com jóias, perfumes e potes de creme para duas grandes malas, em gestos determinados e velozes. Tudo pronto. Olha-se no espelho do guarda-roupa, e pensa que, no momento, só levaria o essencial. Penteia, rapidamente, os longos cabelos. Retoca o carmim do batom. Admira a coragem que enfeita as avelãs de seus olhos. Mira tem a mente lúcida e, com certeza, jamais morreria sem lutar. Nunca nada a venceu. Viver sempre foi sua grande escolha, e por mais que sentisse os presságios dos tremores a sua volta, nenhuma tempestade a deteria.
Mira conduz as malas e as repousa no corredor. Retorna. Guerreira, protegida pelas trincheiras escavadas em sua alma, munida de todas as armas disponíveis, ignora o sofrimento agonizante do companheiro de treze anos. Aproxima-se e quando os braços dele, moribundos, suplicantes, tentam alcançá-la, não hesita e recua. A voz é firme e a frase pequena: nosso casamento acaba aqui. Meu advogado entrará em contato com você e não esconda mais a sua amante, porque, a partir de hoje, você é um homem livre.
Gabriel deseja que o quarto ganhe a dimensão do mundo. Deseja que a distância entre a cama e a porta seja infindável. Deseja aprisioná-la junto a si e gritar que não quer liberdade alguma, no entanto, em poucos segundos, observa a única mulher que ama sumir diante de seu olhar. Permanece paralisado, imóvel, sem ação, derrotado...
O Tsunami invade a casa. Avassalador, letal destrói tudo o que encontra pela frente. Gabriel é tragado, submergido e desaparece para sempre!
Cris Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário